Volumetrias que Espelham Modernidade

A proposta conceitual deste projeto foi a de criar uma arquitetura contemporânea, minimalista e com forte identidade.

Os cli­en­tes da arqui­te­ta e urba­nis­ta Marí­lia Rus­chel dese­ja­vam uma casa acon­che­gan­te, com uma lin­gua­gem inu­si­ta­da, com ambi­en­tes espa­ço­sos e inte­gra­dos ao jar­dim interno.

Defi­nir e deta­lhar todas as eta­pas de um pro­je­to faz com que a Rus­chel Arqui­te­tu­ra e Urba­nis­mo se apro­xi­me cada vez mais do ide­al de sonho e feli­ci­da­de de seus futu­ros proprietários.

A ori­en­ta­ção do sol foi o pon­to de par­ti­da des­te pro­je­to de resi­dên­cia loca­li­za­da na praia de Jure­rê Inter­na­ci­o­nal, em Flo­ri­a­nó­po­lis (SC). Marí­lia cri­ou dois pavi­men­tos para abri­gar sala de estar, sala de jan­tar, 4 suí­tes, home offi­ce, ate­li­er, área exter­na de lazer com pis­ci­na e espa­ço gour­met inte­gra­do, além do sub­so­lo reser­va­do para a gara­gem e adega.

A facha­da prin­ci­pal é com­pos­ta pela volu­me­tria de um cubo leve, com amplas super­fí­ci­es envi­dra­ça­das e pé direi­to duplo que se con­tra­põe ao “cubo maci­ço” de um pavi­men­to reves­ti­do de por­ce­la­na­to tra­ver­ti­no roma­no bruto.

A arqui­te­tu­ra deve envol­ver as pes­so­as, atri­buir novos valo­res a serem par­ti­lha­dos soci­al­men­te e impul­si­o­nar as famí­li­as ao con­ví­vio com os que fre­quen­tam suas depen­dên­ci­as”, reve­la Marí­lia, sem­pre aten­ta e recep­ti­va quan­to à deman­da obje­ti­va de seus clientes.

O pro­je­to induz a uma volu­me­tria espa­ci­al com uma lin­gua­gem de dois cubos que ao se con­tra­por se har­mo­ni­zam. O telha­do de super­fí­cie pla­na ganhou uma cober­tu­ra metá­li­ca ter­mo acús­ti­ca reves­ti­da de madei­ra cumaru.

Uma bri­se de linha leve per­mi­te que a famí­lia visu­a­li­ze o exte­ri­or e man­te­nha a devi­da pri­va­ci­da­de. Os dor­mi­tó­ri­os e ate­li­er estão vol­ta­dos para a área de lazer e rece­bem ori­en­ta­ção solar e aque­ci­men­to natu­ral de destaque.

As amplas super­fí­ci­es de vidro foram pro­te­gi­das pelo que­bra-sol de alu­mí­nio na cor de madei­ra que valo­ri­za o entor­no e per­mi­te a visu­a­li­za­ção de toda e região exter­na. A ven­ti­la­ção cru­za­da e o sis­te­ma de aque­ci­men­to solar tam­bém faci­li­tam o abas­te­ci­men­to de água quen­te tan­to na pis­ci­na quan­to nos pon­tos de dis­tri­bui­ção na casa.

Com um tra­ço auto­ral que valo­ri­za e inte­gra ambi­en­tes, Marí­lia se des­ta­ca ao ofe­re­cer pro­je­tos ampla­men­te espe­ci­fi­ca­dos, atem­po­rais e capa­zes de satis­fa­zer o esti­lo de vida de seus exi­gen­tes clientes.

 

 

02/10/2017 — Tex­to: MCK Comu­ni­ca­ção Estra­té­gi­ca | Fotos: Divulgação