media
media
media

ANUÁRIO DE ARQUITETURA 2008

Uma casa sob medida.

O casal, pro­pri­e­tá­rio da resi­dên­cia, adqui­riu lote num con­do­mí­nio na praia de Sam­ba­qui, em Flo­ri­a­nó­po­lis, e dese­ja­va uma resi­dên­cia reser­va­da, porém com arqui­te­tu­ra leve e moderna.

A edi­fi­ca­ção foi implan­ta­da no ter­re­no, de 594 m², recu­a­do em rela­ção às casas vizi­nhas, para pro­pi­ci­ar pri­va­ci­da­de e gerar um amplo jar­dim fron­tal, como dese­ja­vam os clientes.

Ao fun­do, um pátio de uso mul­ti­fun­ci­o­nal apoia as ati­vi­da­des soci­ais e de lazer da residência.

No pri­mei­ro pavi­men­to, a arqui­te­ta Marí­lia Rus­chel alo­cou gara­gem para dois car­ros, depó­si­to, esca­da vaza­da, lava­bo, cozi­nha, área de ser­vi­ço, jantar/estar inte­gra­dos, chur­ras­quei­ra, ofurô, ora­tó­rio, uma suí­te sim­ples para hós­pe­de. No pavi­men­to supe­ri­or, con­cen­tram-se a sala ínti­ma com tv, varan­da e mais duas suítes.

O tra­ba­lho aten­deu alguns pedi­dos espe­ci­ais dos mora­do­res, tais como o telha­do em madei­ra apa­ren­te e amplas super­fí­ci­es de vidro.

A sala de estar ganhou pé-direi­to duplo.

O visu­al do mor­ro, aos fun­dos da casa, foi pri­vi­le­gi­a­do. A chur­ras­quei­ra foi ins­ta­la­da de modo que pudes­se ser uma exten­são da cozinha.

No dor­mi­tó­rio do casal, na fren­te da casa, explo­ra­mos os visu­ais do mar e per­mi­ti­mos a entra­da do sol. A solu­ção encon­tra­da foi de uma esqua­dria ampla de can­to (ori­en­ta­ção solar) com vene­zi­a­nas de cor­rer, pro­por­ci­o­nan­do um amplo espa­ço inter­no com visu­al e inso­la­ção para ambas as facha­das”, expli­ca a profissional.

O tom pre­do­mi­nan­te nes­se pro­je­to par­tiu da com­po­si­ção dos mate­ri­ais utilizados.

Com a uti­li­za­ção do vidro, explo­rou-se a ilu­mi­na­ção natu­ral e o bai­xo con­su­mo de energia.

As estra­té­gi­as de sus­ten­ta­bi­li­da­de, con­si­de­ram o iso­la­men­to tér­mi­co na cober­tu­ra, ven­ti­la­ção cru­za­da, o rea­pro­vei­ta­men­to da água da chu­va, o som­bre­a­men­to com os volu­mes de arqui­te­tu­ra (bei­ra­dos, per­go­la­dos, vene­zi­a­nas de madei­ra), além do aque­ci­men­to solar da água.

DEIXE UM COMENTÁRIO